CRANIOACUPUNTURA
A Craniopuntura ou Escalpopuntura é a acupuntura realizada em pontos sobre o crânio. O crânio é um microssistema, ou seja, temos uma representação de todo o corpo na cabeça e seus pontos podem ser estimulados como se estivéssemos estimulando os pontos da acupuntura. O estímulo pode ser feito com agulhas ou com cores, sons, pressão com os dedos ou instrumentos, moxabustão.
Na craniopuntura original há uma maior atuação sobre paralisias. A aplicação é rápida, o processo dura cerca de 20 minutos. Essa terapia tem resultado muito útil no tratamento de afecções do sistema nervoso, sequelas de eventos cerebrovasculares, como embolia ou enfarte cerebral, paralisia cerebral infantil, alguns tipos de cefaleia e vertigem.
É uma técnica muito empregada no tratamento de problemas emocionais, como a depressão, ansiedade, insônia, entre outros; transtornos neurológicos, como sequelas de AVC, Mal de Parkinson, Alzheimer, paralisias faciais, tremores, distúrbios da fala e zumbido, distúrbios sensoriais, descontrole do aparelho motor. Os efeitos da craniopuntura são imediatos em relação à dor, bloqueada com a inserção das agulhas.
A craniopuntura é excelente em situações emergenciais, mas deve ser complementada, para o alívio não ser apenas momentâneo.