FENG SHUI
O Feng Shui é a arte que busca a harmonia dos seres humanos com o espaço em que vivem.
As características dos locais onde vivemos e a interação que fazemos com eles podem nos ajudar significativamente a melhorar nossa qualidade de vida, nossa saúde, relacionamentos e satisfação pessoal com relação a nossos objetivos.
Originária da China, significa literalmente Vento-Água; é comum ser pronunciado como Fong Suei.
Iniciou-se há mais de 4000 anos, com o estudo das melhores posições para os túmulos sagrados dos imperadores mortos.
Acreditava-se que, para haver uma boa continuidade da linhagem hereditária, seria necessário enterrar os ancestrais em determinadas disposições auspiciosas e locais benéficos.
Essa antiquíssima técnica, denominada de Yin Zhai, desenvolveu-se paralelamente à chamada análise para os vivos, ou Yang Zhai.
O Feng Shui não se limita apenas em colocar objetos em determinados pontos da casa. Para se compreender o verdadeiro Universo do Feng Shui é necessário conhecer alguns conceitos básicos de como flui a energia sutil (Qi ou Chi), compreensão da essência do Yin e Yang, dos trigramas do Yi Jing (I Ching), dos Animais Celestiais, dos cinco elementos e as suas manifestações na natureza, além dos diversos tipos de Astrologia Chinesa, das tradições e rituais orientais.
Através do conhecimento de como a energia flui pelo espaço, poderemos analisar excessos e estagnações e a sua interação com os seres humanos. Depois de feitas as necessárias correções, é possível solucionar ou melhorar e alcançar mais harmonia e equilíbrio, nas questões emocionais, financeiros, profissionais e de saúde. O simples fato de se alterar a cor de uma parede, reordenar a disposição da mobília ou colocar plantas naturais numa determinada posição, poderá melhorar substancialmente a condição energética do espaço e, consequentemente, das pessoas que ali frequentam.