• InstaOrientao
  • WhatsOrientao
  • FaceOrientao
  • LInkedinOrientao

AS CONSULTAS DE MEDICINA

TRADICIONAL CHINESA

A Saúde através da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é o equilíbrio dinâmico de todas as nossas funções físicas e psíquicas.

 

Os desconfortos físicos, como dores musculares; e psíquicos, como emoções intensas; são naturais e uma forma de alerta do nosso corpo para posturas e hábitos inadequados. O excesso desses desconfortos ou a incapacidade do próprio corpo de tratá-los e seguir no seu fluxo dinâmico configuram as síndromes que a Medicina Tradicional Chinesa trata.

 

Para fazer o corpo voltar a seu equilíbrio, a MTC precisa entender como esse desequilíbrio se formou, assim, é possível tratar a origem deste e não apenas os sintomas.

 

Existem muitas formas de diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa. Algumas delas são: a pulsação, a observação e aspectos da língua, a cor e aspectos da pele. Um médico chinês na antiguidade não se deveria olhar apenas o paciente, mas escutá-lo, tocá-lo, cheirá-lo, provar sua urina e conhecer as suas fezes.

 

Uma consulta, baseada no modelo tradicional chinês, pode levar minutos até algumas horas. O terapeuta questiona vários aspectos da vida, incluindo a infância, expressão das emoções, a alimentação, hábitos e costumes.

 

Desta forma, na primeira consulta é feita uma série longa de perguntas, que embora possam parecer desconexas fazem parte da avaliação do corpo como um todo. Não se assuste se você vier tratar um problema digestivo e for indagado pela qualidade do sono.

 

Outras formas de diagnóstico também são importantes, como a inspeção da face, língua e do pulso. Assim, nos dias das consultas, evite raspar a língua ao escovar os dentes.

 

O Toque em determinadas regiões do corpo também dá ao terapeuta informações importantes sobre o estado de saúde do paciente, revelando tensões e problemas que muitas vezes nem o próprio paciente percebe. Procure vir com uma roupa confortável, evite calças jeans, caso seja necessário é possível trocar de roupa no consultório.

 

De posse desses dados, o terapeuta vai estudar o caso, diagnosticar as síndromes energéticas que afetam o paciente e elaborar um plano de atuação, que será apresentado na próxima consulta.

 

Esse plano de atuação é personalizado e conterá uma breve explicação das síndromes do paciente, as estratégias que serão adotadas e um prognóstico indicando o tempo de duração da terapia.

 

A Medicina Chinesa é individualizada. Mesmo para idênticas patologias, a Medicina Chinesa diagnostica e trata, levando em consideração fatores específicos do indivíduo, o que resulta num tratamento mais preciso. A Medicina Chinesa considera os efeitos e as relações entre todos os fatores - constituição, dieta, estilo de vida, ambiente e níveis – psicológico, físico, emocional – na saúde de uma pessoa.

 

Dentro das estratégias a serem adotadas poderão ser usadas quaisquer ferramentas da MTC, que sejam adequadas àquele tratamento, como a acupuntura, a massagem Tui Na, a fitoterapia, a dietoterapia, a auriculoterapia, a reflexologia, moxa, ventosas, entre outros.

 

O paciente tem um papel fundamental no sucesso do seu tratamento. É preciso ser ser honesto e sincero ao responder as perguntas necessárias, ao diagnóstico, bem como, seguir as recomendações do terapeuta.

 

O terapeuta auxilia o paciente no processo de trazer à consciência seus desequilíbrios, para que seja possível aceitá-los e transformá-los.

MOXABUSTÃO
  • InstaOrientao
  • WhatsOrientao
  • FaceOrientao
  • LInkedinOrientao
  • WhatsOrientao