ACUPUNTURA
A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há mais de 5000 anos, no Oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais.
Achados arqueológicos da Dinastia Shang (1766 – 1123 AC) incluíam agulhas de acupuntura, carapaças de tartarugas e ossos, nos quais estavam gravadas discussões sobre patologia médica. O primeiro texto médico conhecido e ainda utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa é o Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Nei Jing Su Wen), escrito na forma de diálogo entre o lendário Imperador Amarelo (Hwang-Ti) e seu ministro, Qi Bha.
A acupuntura é a inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado. Os pontos de acupuntura distribuídos pelo corpo podem ser puncionados com agulhas ou aquecidos com o calor produzido pela queima da erva Artemisia Vulgaris, mais conhecida como moxa ou moxabustão. Podem, ainda, ser estimulados por ventosas e pressão.